Entrevista: Voz Eterna

Entrevista: Voz Eterna

A banda é natural do Distrito Federal e nasceu em 2007 com o objetivo inicial de tocar nas missas da paróquia São Francisco de Assis, no bairro chamado “Expansão do Setor O” da cidade-satélite de Ceilândia. Com o passar do tempo e ganho de experiências, surgiu o desejo de trabalhar além-fronteiras, com composições próprias e um norte de estilo, o rock, a partir da mistura e harmonia do gosto musical formado pelos integrantes daquele momento. A partir de daí, concretiza-se o propósito e missão dos brasilienses, que participam de festivais e grandes eventos Brasília afora, incluindo Hallel Brasília e Eterna Fest (SP). No desejo depositado nas mãos de Deus de concretizar o trabalho em um disco, surge em 2012 um EP, contendo 5 músicas, apresentando um pouco da cara da banda. Quem quiser ouvir, está disponível no menu “Músicas” do site.

Capa do EP

Após mudanças na formação, veio recentemente, 30 de junho de 2018, um trabalho repleto de arranjos, modernidade, letras mega motivadoras e muito, mas muito rock’n roll. “Um novo dia” veio, sem dúvidas, abrir as portas para essa banda que você vai conhecer mais um pouco, no decorrer desta entrevista.


ENTREVISTA

1) A banda já tem mais de dez anos de atividade. Sabemos que com as mudanças de formação, que são normais para tanto tempo de atividade, os novos integrantes também trazem sua contribuição artística, com suas influências e diferentes pontos de vista. Baseado nisso, no quê a formação atual mudou o som da banda até a finalização das músicas do álbum “Um Novo Dia”?

Emerson Dutra: É bem verdade que a convivência facilita bastante a troca de conhecimentos e principalmente uma maior harmonização dos gostos individuais, isso reflete muito bem nos trabalhos produzidos e faz com que cada composição tenha uma carga histórica de tudo que vimos, ouvimos e vivemos até aqui, trazendo letras que caracterizam esse objetivo, e um som que mistura peso do rock e interiorização da mensagem de forma a cumprir o propósito de inspirar mudança de vida através da espiritualidade.

2) A banda já fez inúmeros shows na região do Distrito Federal, porém, a primeira apresentação da banda num Mega Evento se deu neste último mês de setembro com a apresentação no palco principal do Hallel de Brasília. Conte-nos como foi a experiência e como esta apresentação impactou na repercussão do álbum “Um Novo Dia” e como esta apresentação também influenciou os caminhos da banda a partir de então?

Emerson Dutra: O Voz Eterna já havia tocado no Hallel Brasília anteriormente, mas apenas nos módulos alternativos. A oportunidade de estar no palco principal desse ano é o resultado de muito trabalho que há anos a vem sendo feito pela banda. Cada membro já sonhava tocar em um evento desse nível e, aos poucos, Deus foi permitindo a realização. Além de ser emocionante, foi a chance que tivemos de demonstrar o profissionalismo e verdade que carregamos no trabalho.

O show de uma banda “desconhecida” e com pouca visibilidade no palco principal despertou a curiosidade de muitos em conhecer mais o trabalho da banda e  também impressionou quem esperava por mais um show num sol de rachar, pois agitarmos a galera logo na primeira música e, ao final, o espaço estava lotado.

Confira o link abaixo da galera agitando no show ao som de “Minha Opção”:

Após o show a banda foi para o módulo Rock Pela Vida receber a galera para tirar fotos e vender merchandising (camisetas, moletons, CDs e palhetas). Muitos não conheciam nosso trabalho e passaram a seguir nas redes sociais. Outros adquiriram algum item da banda.

O Hallel Brasília foi um marco para a banda e deu credibilidade ao nosso trabalho. Ficou registrado que em Brasília tem banda de rock de qualidade e com capacidade de assumir eventos semelhantes em outros estados.

3) Os dias atuais nos apresentam uma mudança na forma de produzir, consumir e vender “música”. Estamos vivenciando uma mudança drástica no mercado fonográfico. As gravadoras estão se remodelando, as plataformas digitais são uma realidade e a mídia física (CD e DVD), alguns dizem, já estão com seus dias contados. Mediante este cenário, como a Voz Eterna tem atuado? Quais as medidas e estratégias a banda tem adotado? Qual a visão de vocês para este momento e o que projetam num futuro próximo?

Emerson Dutra: O lançamento do CD ajudou bastante na conquista de espaço, pois a qualidade da produção deu mais credibilidade e visibilidade ao nosso trabalho que há anos vem sendo feito sem holofotes.

Capa do álbum UM NOVO DIA

Hoje em dia o disco físico perdeu um pouco do valor, por causa das mídias digitais, mas ainda é um “currículo” que ajuda bastante a banda a chegar mais longe. Claro que só o CD não é suficiente. As bandas precisam estar antenadas nas redes sociais, se envolver com o público e estar atenta às necessidades do seu nicho de atuação. A galera quer participar, conhecer os detalhes de cada produção e acompanhar o que está rolando na banda no dia-a-dia. Se não der esse espaço, a banda acaba perdendo a relevância na timeline das redes sociais.

4) A cena de música católica funciona quase que de forma paralela e independente do mercado fonográfico comum, chamado de “secular”. Dentro deste “universo” próprio, onde a Voz Eterna se encaixa? Quais os planos da banda dentro deste mercado musical?

Emerson Dutra: 

Falando de music business, hoje não há diferença entre o meio secular e o cristão, pois o mercado fonográfico vive de público. Quem tem público toca. Quem não tem, corre atrás! São nichos diferentes, mas a abordagem é a mesma, os custos também.

Emerson Dutra

Ainda não temos público suficiente para ser a banda line-up de um evento, mas estamos trabalhando bastante para isso. As redes sociais hoje facilitam bastante nisso e vamos aos poucos conquistando nosso espaço.

O Voz Eterna hoje está se projetando no mercado dominado por poucos, mas que tem espaço para mais. Cada novo seguidor, cada curtida, cada comentário no nosso conteúdo é importante e nos aproxima um pouco mais desse objetivo. Sabemos que a força do público é o que mais importa nesse mercado, pois é ele que vai aos shows, compra os merchandising e contribui para o crescimento da banda no cenário católico ou secular.

5) O Projeto Rock Pela Vida, que existe desde 2016, está progredindo e avançando, além do Distrito Federal, também nos estados de São Paulo e Paraná. Conte-nos como foi a adesão da Voz Eterna no projeto, como vocês tem atuado junto ao Rock Pela Vida e quais os planos futuros da banda em relação ao Projeto?

Renan Azevedo: A banda teve a graça de acompanhar desde surgimento, organização e nascimento do projeto. Foi recebido com grande entusiasmo principalmente pela união, comprometimento e objetivos. Tem sido de inestimável valia acompanhar cada momento, construção, testemunhos, ações, união e todo trabalho em conjunto executado, pré e pós-eventos também. Há sempre uma expectativa pelo que será feito na sequência, vemos a necessidade de levar essa ação a mais lugares, para que mais pessoas possam se aproximar de Deus, conhecer novas histórias, permitirem ser mudadas e moldadas pela oração e claro, contar com amigos e comunidade para que juntos possamos somar forças e ajudar a quem precisa. É maravilhoso olhar os trabalhos em conjunto com outras pastorais e movimentos que abraçam a ideia, que apoiam e juntam seu trabalho ao projeto, foi assim com grupos como a pastoral da sobriedade, vicentinos, grupos jovem enfim, graças a Deus é um projeto que visa grandes resgates para Deus!

Muito obrigado pela entrevista e neste espaço deixem suas considerações finais.

Emerson Dutra: Queremos agradecer a oportunidade de falar um pouco da nossa história e compartilhar com o público as experiências vividas nesses anos de banda. Acompanhe-nos pelas redes sociais, participe e veja de perto o que acontece no nosso dia-a-dia.

Que Deus abençoe essa iniciativa e ilumine sempre os projetos do Rock Pela Vida!


DISCOGRAFIA

UM NOVO DIA
Lançado em 30/06/2018
Links das principais plataformas de distribuição digital:

EP LANÇADO EM 2012
Links das principais plataformas de distribuição digital:


LINKS E CONTATOS

E-mail e/ou telefone para shows: contato@vozeterna.com.br ou (61)99399-4422 – WhatsApp vou ligações


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *