Categorias
Notícias

Homenagem ao Primeiro Guitarrista Católico

Amigos se reúnem de forma virtual

No último dia 29/04 foi postado um vídeo no youtube, que faz homenagem a uma grande pessoa que foi inspiração para aqueles que fazem rock católico, o nosso grande amigo Boy. Cada um estava em sua casa, já que estamos em tempos de pandemia, mas nem por isso a emoção foi menor.

Os músicos e amigos Douglas Codonho, Guilherme Montanari, Jason Freitas e Thiago Melo queriam demonstrar o quanto a música tocada e testemunhada por Boy transformou a vida de muitos e pode transformar ainda mais.

Douglas Codonho contou como foi que tudo aconteceu: “Sempre fui um cara muito fã dele, pois foi graças a ele que eu decidi me converter, lá em 1997 quando o vi em um evento de carnaval no Ibirapuera e me impressionei com um garra que tocava guitarra e teclado junto, ele é um cara muito ungido, não tem como explicar. Eu assisti a live que o Guilherme Montanari tava fazendo com o Boy e depois que assisti veio aquela coisa que o Boy merece e eu sempre quis fazer uma homenagem pra ele. Ai mandei uma mensagem para o Guilherme que topou e na hora falamos do Jason e o Guilherme disse que arrumaria o batera. Mandei a guia pra ele e ele colocamos os instrumentos e aconteceu! Uma homenagem ao grande maestro que nos inspirou!”

Guilherme Montanari explicou sobre o desafio da ideia:  “Quando o Douglas Codonho me chamou e contou sobre a intenção de gravar uma Musica do Boy, que seria Aleluia, e perguntou o que eu achava e se queria participar, eu achei a idéia fantástica! Convidamos o Jason Freitas e o Thiago Melo pra fazer parte da empreitada que não seria fácil, afinal as musicas do Boy são complicadas! Logo pensamos que poderia se tornar uma homenagem justa para o pioneiro da guitarra e do rock católico, e pensamos em como poderíamos fazer algo ainda mais interessante que realmente fizesse jus, com um vídeo e tudo mais. Uma pena a pandemia estar acontecendo, o que não permitiu que fizéssemos um vídeo completo e em estúdio como o mestre merecia. Mas no final, todos aceitamos o desafio e nos juntamos para que essa homenagem mais que merecida ficasse o mais bonita possível. Ficamos muito felizes quando o mestre Boy disse que gostou e ficou emocionado, e acho que muitos músicos devem uma homenagem ao Boy, e espero que tenhamos aberto uma porta bacana!”.

Jason Freitas falou um pouco da alegria ao gravar e do seu testemunho: “Pra mim foi extremamente nostálgico, emocionante e desafiador. Nostálgico porque quando eu comecei minha caminha na igreja eu não estava muito firme e teve o primeiro Hallel de Brasília, em 1988, e foi o primeiro grande evento católico que eu fui, além dos que tinham na paróquia que eu frequentava, e lá uma das bandas principais foi a Cristoatividade com o Boy tocando, foi a primeira vez que tive um contato verdadeiro com uma banda de rock católico e foi pra mim um grande momento de conversão. Ano outro ano o Boy veio e fez outro show e tocou a música que reproduzimos no vídeo. Passei então a acompanhar a carreira dele e alguns anos depois entrei no Eterna e conheci ele pessoalmente, nos encontramos ainda várias vezes e nos tornamos amigos. Quando o Guilherme contou a idéia de gravar uma homenagem ao Boy eu fiquei muito feliz, porque todas essas lembranças me voltaram a mente, desde a minha adolescência até minha trajetória na música com a Eterna e a Sancti. O Boy se tornou um amigo pessoal e pra mim foi uma mistura de todos os tipos de sentimentos bons possíveis. Foi desafiador porque o Boy é um grande músico, um exímio guitarrista e compôs linhas de baixo bem complexas, então tirar essa música e executar ela de uma forma decente foi um grande desafio como músico.”

Thiago Melo descreveu a honra e a alegria em fazer parte: “A homenagem foi uma honra, o Boy é um músico incrível, um artista que abriu novos caminhos no rock católico. Foi muito bom fazer parte desta homenagem, ainda mais especial por ter feito ao lado de parceiros e músicos que admiro e são amigos como Guilherme Montanari da Estação da Música”.

Assista o vídeo e compartilhe com a galera!

Por Débora Barata

Católica, mãe e apaixonada por rock católico

3 respostas em “Homenagem ao Primeiro Guitarrista Católico”