Quem somos

Quem somos

1. História do Projeto
Início de 2016, com uso de um aplicativo de celular, foi montado um grupo juntando músicos católicos de várias regiões do país, em sua maioria de bandas de Rock Cristão. Com o passar do  tempo, naturalmente este grupo foi crescendo. As discussões dentro do grupo se baseavam nos testemunhos de suas caminhadas como músicos, cristãos e cidadãos. Dentro de um consenso geral, a maioria dos participantes percebeu a necessidade de se organizarem de forma coordenada e agir em conjunto para promover ações efetivas que envolvessem o propósito de cada banda cristã, “servir”. Então, a partir daí, o projeto foi batizado de “Rock Pela Vida – Um Terço de Rock”.

2. Quem é o “Rock Pela Vida – Um Terço de Rock”?
O projeto Rock Pela Vida conta com a adesão de mais de 100 bandas Cristãs Católicas, espalhas por 11 Estados do Brasil, além de Rádios Católicas, Web Rádios, Religiosos e Voluntários.

Estas pessoas estão divididas por núcleos regionais, visando desta forma, fortalecer o projeto em suas regiões. Os Núcleos são:

  • NÚCLEO DE BRASÍLIA: Coordenação 2018 por Emerson Dutra (Banda Voz Eterna) e Mônica Eva (voluntária).
  • NÚCLEO DE CURITIBA: Coordenação 2018 por Jean Tavares (Banda Ash Fall), Mauricio Machado (Rock in Cristo) e Alexandre Schön (Tia Cecília).
  • NÚCLEO DE SÃO PAULO: Coordenação 2018 por Jason Freitas (Banda Sancti) e João Granggeiro (Banda Século I).

Cada um dos Núcleos tem uma Coordenação que é composta por membros das bandas que aderiram o projeto. Os núcleos do projeto se reúnem periodicamente para traçar metas sociais e promover uma agenda para estas ações.

3. O que é o “Rock Pela Vida – Um Terço de Rock”?
Um projeto que visa ser muito mais que ter “bandas tocando”; que una as pessoas e sua música em ações para melhorar a vida das pessoas que mais necessitam, e que dentro dos conceitos da Igreja Católica, faça cada um de nós, unidos por um propósito, a sermos verdadeiramente IGREJA!

O projeto visa se tornar uma das Iniciativas Sociais, calcada na doutrina Católica Apostólica Romana, de maior alcance, efetividade e longevidade no Brasil.

4. O que é o ” Um Terço de Rock”?
Define os Valores de nosso Projeto!
Um Terço de Rock (1/3 de Rock), ou seja, apenas a “terça parte” de tudo será a Música. E obviamente, também fazendo analogia direta à Oração do Terço. O conceito do projeto é dividido em Três Grandes Pilares: A Oração, A Caridade e a Música.

Porquê somente Três Grandes Pilares? Porque imagine você, uma grande estrutura que é construída sobre três grandes colunas. Caso uma delas venha a ruir, tudo virá abaixo. Sendo assim, este conceito nos coloca na obrigação de sempre estar atentos aos três, simultaneamente, em total e absoluta sinergia, sem nunca esquecer nenhum deles!

Enquanto estes Três Pilares estiverem firmes no coração de cada um que faz deste Projeto, ele jamais cairá!

4.1 – A Oração!
Fundamental aos Cristão, o pilar que em uma ordem lógica, vem primeiro, pois tudo deve acontecer sob as bênçãos e luz de Deus.

4.2 – A Caridade.

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine. 


I Coríntios 13,1

O Objetivo deste projeto: Unir as pessoas e sua música para fazer o bem aos mais necessitados.

Todos os eventos e ações promovidas pelo Rock Pela Vida devem obrigatoriamente estar envolvidos ou diretamente ligados à uma ação social.

Esta é uma LEI do projeto e não é negociável!

4.4 – A Música.

Este projeto nasceu em um grupo formado dentro de um aplicativo para celular, e como dito anteriormente, em sua maioria por músicos de bandas de Rock Católico.

Porém, a real intenção segue o que foi dito nos Dois Grandes Pilares anteriores, e a música, embora seja a matéria-prima para a realização do mesmo, jamais deve vir em primeiro lugar. A música, é um pilar igualmente importante, mas jamais poderá se tornar o principal deles.

As bandas comprometidas com o Rock Pela Vida estão cientes que nãos estão neste projeto para “Fazer Shows”, embora eles vão acontecer, mas estamos unidos por um propósito bem maior que “tocar” e “ganhar likes” na internet!

5 – Quais as ações efetivas do Rock Pela Vida?
O projeto está em atividade oficial desde as primeiras reuniões dos núcleos regionais realizadas em Dezembro de 2016.

Cada núcleo está estruturando sua região e montando uma agenda de eventos e ações, todos eles, como dito anteriormente, estarão ligados ou realizando uma ação social escolhida mediante a realidade local de cada Núcleo.

6 – Primeiros Eventos.
Dia 02 de Julho de 2017, I ROCK PELA VIDA DF – Evento com as bandas VOZ ETERNA, SANGRIA, PROFETAH, NOVO ÊXODO e OMNIPOTENT. Evento realizado juntamente à Pastoral da Sobriedade promovendo uma campanha de prevenção à dependência química.

Dia 15 de Julho de 2017, I ROCK PELA VIDA SP – Evento com as bandas ETERNA, DOMÊNICA, MISTÉRIO DA FÉ, VERBO DIVINO, PÁTRIA CELESTE, TRYNDADE E CRUX SACRA. Evento promovendo a arrecadação de agasalhos com o tema “Aquecendo Corações”.